Trabalhar é mal visto
Trabalhar é tão mal visto ao ponto de ser inacreditável. Eu saí duma empresa porque não se fazia nada, aliás existem imensos lugares, muitos de engenharia, em que não se faz nada. E ninguém acredita em mim, nas entrevistas de emprego acham que sou eu que não quis ficar, não quis fazer um esforço, os meus colegas que ainda trabalham na CGI continuam a laurear a pevide. Quando eu fui à Lactogal, recebido com muita má-disposição pois ninguém gosta de pessoas interessadas em trabalhar ao ponto de gastarem dinheiro e esforço em deslocarem-se às empresas, fui lá a mor de confirmar porque é que não fui recrutado, pois ao invés de se receber respostas do género "és o maior mas não serves para nada" seria tão mais fácil e melhor saber porque não me recrutaram, o que é que me falta para evoluir, é desnecessário perguntarem-me "porque é que acha que não lhe têm recrutado? Porque tem tido dificuldade em encontrar emprego?" E disseram-me "ah é que me disse que não gostou, que não sei quê..."
Se eu colocar um anúncio a dizer que quero apenas experiência e não remuneração, ninguém acredita, com baixa remuneração, ninguém acredita. Se eu for a uma empresa com as mesmas intenções, ninguém acredita e ninguém me quererá.
Entretanto as coisas melhoraram, estou a caminho da minha própria empresa mas devo ainda dizer algumas coisas importantes:
Sempre quis trabalhar para qualquer lugar mas a vontade é desvalorizada, o que conta é a experiência, fiz o maior número em maior tempo possível de biscates, a maior parte deles através de empresas de recursos humanos que vivem à conta da chulice das empresas, que não cumprem sequer a sua função, vivendo à custa da miséria social. Vivem à custa do IEFP não cumprir com as suas obrigações, tornam tudo muito mais inacessível e burocrático, inseguro à custa da desvalorização das pessoas. Tive de mentir para trabalhar, de mentir para ter sucesso e ser reconhecido. É terrível.